Domina essa ae !
Os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos ou potencialidades paisagísticas do Brasil são " um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial(...) onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climáto-hidrológicas. Quem a formulou foi o geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Sáber em 1965.
São seis grandes domínios brasileiros mais faixas de transição. São espécies de masaicos paisagístico de feições diferenciadas. São elas:
1 - Amazônico - Presente no norte brasileiro, praticamente na floresta amazônica. Maior floresta tropical contínua do planeta e uma alta biodiversidade. Clima equatorial ou equatorial úmido - quente e úmido, de planícies e planaltos com baixas ondulações. Cercada numa espécie de anfiteatro. Dentro os vários solos da região, podemos destacar a presença de latossolos e argissolos mais ácidos. Há uma alta ciclagem dos nutrientes da floresta amazônica pela própria floresta, que vive no clímax. A vegetação característica são as matas de Igapó, várzea, terra firme e, em geral, ombrófila e latifoliada. Especificando os tipos de rio da hidrografia, temos rios com drenagem constante, perenes.
Os desmatamentos tem sido severos e drásticos na região. Temos o chamado arco e flecha do desmatamento. Quais as soluções para enfrentar essa prática você pode elencar?
Outro problemática é a floresta amazônica ser considerada o pulmão do mundo ? É um mito ou verdade. Quais os interesses globais e brasileiro nesse território?
Compartilhe abaixo.
2 - Mares de Morros - Ocorre na extensão litorânea brasileira do Rio Grande do Sul a Rio Grande do Norte. Possui também um clima tropical litorâneo, quente e úmido. Já relevo é característico desse domínio, são planícies e os planaltos altamente intemperizados, formam os "mares de morros". Os solos serão serão os latossolos e "massapê" (onde amassa o pé, nome popular para um tipo de solo mais argiloso)um pouco mais férteis. Vegetação adaptada a chuva e com folhas largas e verdes. Os rios serão de drenagem constante, ou seja, perenes.
Este domínio foi muito modificado pela ocupação portuguesa. Houve a retirada do pau-brasil, as plantations canavieiras, as grandes fazendas de café e, hoje, a modificação urbano-industrial. A vegetação floresta tropical pluvial, conhecida por Mata Atlântica, cobria cerca de 95% da região. Restando, atualmente, entre 8-12% da Mata entre serras e encostas íngremes.
3 - Caatinga - Domínio azonal, situado com um clima semiárido no nordeste brasileiro. Relevo de planaltos e depressões, formando os planaltos residuais, conhecidos como inselbergs. Pela escassez e irregularidade das chuvas, possui um solo pouco desenvolvido. Será compacto e mais arenoso - chamado, respectivamente, de vertissolo e aridissolo. A vegetação é até diversa, mas adaptada à seca (xerófilas - ex.:cactáceas). Os rios dessa região serão intermitentes (períodos do ano) e temporários (só quando chove).
Há ainda na região espécie de brejos nas áreas onde ocorrem chuvas orográficas. Propícias à fruticultura. Já nas regiões de severas secas, assola uma desertificação na região.
4 - Cerrado - Ocorrem no CO brasileiro. Domínio de clima tropical, quente com períodos úmidos e secos. Possuem relevos de planaltos e chapadões. Os solos serão latossolos e espondossolos mais ácidos e bem laterizados. Árvores e arbustos coexistem com uma vegetação rasteira, do tipo esclerófila e tropófila. Há nascentes de rios importantes na região, que serão perenes também.
Os incêndios serão um elemento comum do ecossistema, que pode ser agravado por ações humanas. Uma vez que há um expansão da monocultura da soja nesta região.
Abriga também as chamadas veredas em meio ao sertões. Local de abrigo e refúgio de espécies da fauna.
5 - Araucárias - Domínio que ocupa os planaltos basáltica meridionais brasileiros. De clima subtropical, é mais frio e com ocorrência de chuvas mais brandas. O solo será do tipo latossolo mais fértil e podemos destacar neossolos. A vegetação característica do domínio são os aciculifoliadas e arbóreas. Os pinhais, por exemplo, com predomínio das araucárias. Os rios serão perenes nessa região devido a chuvas constantes.
Destacam-se que a região também vem passando por desmatamentos para a indústria de celulose e para agricultura.
6 - Pradarias - No estado Rio Grande do Sul brasileiro, passando para Uruguai e Argentina, nos temos o domínio das planícies subtropicais das pradarias ou pampas. De clima subtropical (chuvas brandas e mais frio), apresenta um relevo suavemente ondulado por "coxilhas". Apresenta um solo fértil de argissolos e chermossolos e vegetação rasteira de gramíneas e arbustiva. Os rios serão sempre perenes também.
Destacam-se a pecuária extensiva e a monocultura como principais alterações no domínio.
Além destes, temos regiões de transição onde não há uma dominância única, há mais de uma. O Pantanal e a Mata de Cocais são exemplares. No primeiro há uma mescla do Amazônico nas áreas alagadas da bacia do rio Paraguai e nas elevadas há vegetação característica do cerrado. Já no segundo há uma mistura de Amazônico, Cerrado, Caatinga com um presença das plantas oleaginosas.
Para mais, acesse: https://youtu.be/zYnu6t-hLSU
Fonte: CYPRIANO, K.M.P.,2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário