quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O Continente Americano

Se liga na regionalização, na estrutura geológica e nas zonas climáticas do continente americano:

1) O continente americano

1)   Primeiro, a regionalização dos continentes mundiais. Regionalizar é dividir um espaço para melhor administrá-lo. Há diversas regionalizações em diferentes escalas, mundo ocidental e oriental, as divisões administrativas do Brasil, etc. Assim, considerando diferentes critérios, obteremos diferentes regionalizações. Uma delas são as divisões por continentes. 

 

Um continente é uma porção bem extensa de terra emersa e envolvida por água, portanto essa divisão é feita com critérios físicos ou naturais. São reconhecidas seis porções de terras na superfície terrestre: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania.

 

O continente americano (Fonte: autor)

O continente americano, especificamente, será o de maior latitude dos demais. Possuirá características físicas peculiares e culturas próprias das quais sairão outras regionalizações.

 

América e suas regionalizações

 

Por critério cultural, teremos:

 

América latina – São os países de cultura latina, da latitude americana pareada a região de lácio italiana ao sul de terras contínuas. São em maioria falantes de línguas oriundas do latim. Há uma abordagem socioeconômica designada a representar este conjunto como os países ditos subdesenvolvidos. Seriam os locais onde existem maiores contrastes sociais e maiores índices de pobreza do continente. Destacam-se ainda por terem heranças coloniais semelhantes, enquanto foram colônias de exploração.

 

América anglo-saxônica – São em maioria anglófonos e tiveram uma colonização diferente, chamada de povoamento. Ainda obtiveram um desenvolvimento econômico deferente dos demais países americanos, considerados de maior desenvolvimento.

 

Por localização:

 

América do Sul: Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guina Francesa.

 

América Central – Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Antilhas.

 

América do Norte – México, Estados Unidos da América e Canadá.

 

Por característica físicas:

 

América Andina – Países que fazem parte da Cordilheira dos Andes, um dos dobramento modernos de maiores elevações.

 

América Platina – Países consideravelmente banhados pela bacia do rio prata, são eles a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

 

América ístmica – É a América central considerados somente os países continentais. Observe que o istmo é um pequeno pedaço de terra que une outras duas maiores, no caso, liga entre a América do Sul e a do Norte.

 

2) Estrutura geológica

2)     Para compreendermos as formas das terras na superfície terrestre, precisamos entender a estrutura desse relevo. Isto é sua origem e evolução ao quadro atual. Temos três tipos: os escudos cristalinos formados há mais de 600 milhões de anos no período pré-cambriano, são regiões rebaixadas gradativamente, possui partes longe das bordas das placas tectônicas nas Américas do Sul e na do Norte. Locais mais rebaixados, as bacias sedimentares são as regiões de maiores deposições de sedimentos minerais e orgânicos. Já os dobramentos modernos são de formação geológica recente há cerca de 65 milhões de anos. São os locais onde apresentam-se as maiores formações rochosas da atualidade, destacam-se a cordilheira dos Andes, as montanhas Rochosas na América.


 3) Zonas Climáticas

3)   Em terceiro e último momento entenderemos as zonas climáticas. De acordo com os movimentos de rotação e translação do planeta Terra na espaço sideral, o formato semelhante a uma esfera, teremos a delimitação de acordo com as latitudes de diferentes regiões recebedoras de quantidades e qualidade de radiação solar.

 

Na região com raios solares atingindo-a perpendicularmente grande parte do ano, sendo a mais quente do globo, temos a faixa ao redor da Linha do Equador até aprox. 23° S e 23° N caracterizada como a Zona Intertropical. Mais ao sul e ao norte desse ponto até aproximadamente 66° Sul e Norte, temos a Zona Temperada com maior equilíbrio entre as estações do ano e mais fria que a anterior. Mais ao sul e ao norte da latitude 66°S/N, até completar os 90°, temos a Zona Glacial Antártica (S) e a Zona Glacial Ártica(N), regiões onde os raios solares chegam com menor intensidade e, portanto, são as mais frias do planeta. Lembre-se que nesta região aparecem áreas em permanente noite e dia por cerca de dois meses do ano.

- - - - - -

EsPCEx 2020 - Modelo E - Questão 30 - Gabarito comentado de Geografia

A questão é mais direta e aborda as características acima estudadas do continente americano.

Estão incorretas:

III -  A condição bioceânica é ter acesso geográfico a dois oceanos. Na América Central Ístmica nem El Salvador – somente para Pacífico, nem Belize – somente para o Atlântico, possuem essa condição.

IV – As zonas climáticas se dividem por latitudes que recebem uma dada quantidade de energia solar. Temos a Zona Glacial Antártica de 90°S até aprox. ao paralelo 66°S (círculo polar antártico) que não atravessa o continente americano. Portanto, nem todas as zonas estão no continente.

Gabarito A
Saiba mais: https://youtu.be/-XeXhEvf4iw

Por: CYPRIANO, K. M. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário