quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

A escala cartográfica

O mapa é a própria linguagem da geografia. É o meio onde duas ou mais pessoas se comunicam com elementos do espaço geográfico.


Mas para existir uma boa comunicação no mapa são necessários alguns elementos para maior entendimento. Tais como um título; legenda; escala; fontes e orientação.


escala cartográfica é um dos elementos de grande importância, uma vez que é inviável mapear uma região no seu tamanho real. Assim ela pode ser definida como uma relação de proporção matemática entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). Será, normalmente, uma redução da realidade para adequar ao objetivo da mensagem cartografada. Ainda cabe recordar que esta pode ser expressa tanto numericamente (E=d/D) quanto graficamente (régua tracejada).


Sabendo disso, a questão fica mais fácil de ser resolvida e você poderá confeccionar mais facilmente seus mapas. 


Segue o link para gabarito comentado Enem 2018 sobre a escala cartográfica utilizando a escala numérica: https://youtu.be/5lK8FHt0IMI


Por  CYPRIANO, K. M. C.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O Continente Americano

Se liga na regionalização, na estrutura geológica e nas zonas climáticas do continente americano:

1) O continente americano

1)   Primeiro, a regionalização dos continentes mundiais. Regionalizar é dividir um espaço para melhor administrá-lo. Há diversas regionalizações em diferentes escalas, mundo ocidental e oriental, as divisões administrativas do Brasil, etc. Assim, considerando diferentes critérios, obteremos diferentes regionalizações. Uma delas são as divisões por continentes. 

 

Um continente é uma porção bem extensa de terra emersa e envolvida por água, portanto essa divisão é feita com critérios físicos ou naturais. São reconhecidas seis porções de terras na superfície terrestre: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania.

 

O continente americano (Fonte: autor)

O continente americano, especificamente, será o de maior latitude dos demais. Possuirá características físicas peculiares e culturas próprias das quais sairão outras regionalizações.

 

América e suas regionalizações

 

Por critério cultural, teremos:

 

América latina – São os países de cultura latina, da latitude americana pareada a região de lácio italiana ao sul de terras contínuas. São em maioria falantes de línguas oriundas do latim. Há uma abordagem socioeconômica designada a representar este conjunto como os países ditos subdesenvolvidos. Seriam os locais onde existem maiores contrastes sociais e maiores índices de pobreza do continente. Destacam-se ainda por terem heranças coloniais semelhantes, enquanto foram colônias de exploração.

 

América anglo-saxônica – São em maioria anglófonos e tiveram uma colonização diferente, chamada de povoamento. Ainda obtiveram um desenvolvimento econômico deferente dos demais países americanos, considerados de maior desenvolvimento.

 

Por localização:

 

América do Sul: Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guina Francesa.

 

América Central – Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Antilhas.

 

América do Norte – México, Estados Unidos da América e Canadá.

 

Por característica físicas:

 

América Andina – Países que fazem parte da Cordilheira dos Andes, um dos dobramento modernos de maiores elevações.

 

América Platina – Países consideravelmente banhados pela bacia do rio prata, são eles a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

 

América ístmica – É a América central considerados somente os países continentais. Observe que o istmo é um pequeno pedaço de terra que une outras duas maiores, no caso, liga entre a América do Sul e a do Norte.

 

2) Estrutura geológica

2)     Para compreendermos as formas das terras na superfície terrestre, precisamos entender a estrutura desse relevo. Isto é sua origem e evolução ao quadro atual. Temos três tipos: os escudos cristalinos formados há mais de 600 milhões de anos no período pré-cambriano, são regiões rebaixadas gradativamente, possui partes longe das bordas das placas tectônicas nas Américas do Sul e na do Norte. Locais mais rebaixados, as bacias sedimentares são as regiões de maiores deposições de sedimentos minerais e orgânicos. Já os dobramentos modernos são de formação geológica recente há cerca de 65 milhões de anos. São os locais onde apresentam-se as maiores formações rochosas da atualidade, destacam-se a cordilheira dos Andes, as montanhas Rochosas na América.


 3) Zonas Climáticas

3)   Em terceiro e último momento entenderemos as zonas climáticas. De acordo com os movimentos de rotação e translação do planeta Terra na espaço sideral, o formato semelhante a uma esfera, teremos a delimitação de acordo com as latitudes de diferentes regiões recebedoras de quantidades e qualidade de radiação solar.

 

Na região com raios solares atingindo-a perpendicularmente grande parte do ano, sendo a mais quente do globo, temos a faixa ao redor da Linha do Equador até aprox. 23° S e 23° N caracterizada como a Zona Intertropical. Mais ao sul e ao norte desse ponto até aproximadamente 66° Sul e Norte, temos a Zona Temperada com maior equilíbrio entre as estações do ano e mais fria que a anterior. Mais ao sul e ao norte da latitude 66°S/N, até completar os 90°, temos a Zona Glacial Antártica (S) e a Zona Glacial Ártica(N), regiões onde os raios solares chegam com menor intensidade e, portanto, são as mais frias do planeta. Lembre-se que nesta região aparecem áreas em permanente noite e dia por cerca de dois meses do ano.

- - - - - -

EsPCEx 2020 - Modelo E - Questão 30 - Gabarito comentado de Geografia

A questão é mais direta e aborda as características acima estudadas do continente americano.

Estão incorretas:

III -  A condição bioceânica é ter acesso geográfico a dois oceanos. Na América Central Ístmica nem El Salvador – somente para Pacífico, nem Belize – somente para o Atlântico, possuem essa condição.

IV – As zonas climáticas se dividem por latitudes que recebem uma dada quantidade de energia solar. Temos a Zona Glacial Antártica de 90°S até aprox. ao paralelo 66°S (círculo polar antártico) que não atravessa o continente americano. Portanto, nem todas as zonas estão no continente.

Gabarito A
Saiba mais: https://youtu.be/-XeXhEvf4iw

Por: CYPRIANO, K. M. P.