sábado, 14 de novembro de 2020

Eleições Municipais 2020: cuidados necessários

Pega a visão ! 👁️👁️

O processo democrático brasileiro se encontrará em mais um grande momento neste domingo (15/11). Ocorrem as eleições municipais brasileiras de 2020, ainda em meio a pandemia. Então mantenha alguns cuidados quando e se for votar. Abaixo seguem algumas recomendações do Tribunal Superior Eleitoral:

O horário de votação foi ampliado, será das 7h às 17h. 
E das 7 às 10h  será reservado, preferencialmente, para pessoas idosas acima dos 60 anos, respeite;

Mantenha distância de 1 metro de outras pessoas;

Evite contatos com mesários e outras superfícies;

Evite pontos de aglomeração com outras pessoas;

Evite levar acompanhantes;

Álcool em gel (70%) será disponibilizado antes e após a votação para higienização;

Use máscara;

Não será permitido se alimentar, beber ou fazer outras atividades que exijam retirada da máscara nos locais de votação;

Evite colocar mãos nos olhos, boca e/ou nariz;

Leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação;

Caso tenha febre e demais sintomas da Covid-19 ou tenha sido diagnosticado com Covid-19 nos últimos 14 dias, justifique posteriormente sua ausência;

Não haverá identificação biométrica, mas apresentação de documento oficial com foto à distância e assinatura do caderno de votação;

Caso exista dúvida de identificação o mesário poderá pedir, após um afastamento de dois passos, um breve abaixar da máscara; 

Exceto na impossibilidade de assinatura, será feito a coleta da impressão digital com uso da almofada para carimbo;

Nas eleições municipais você escolhe apenas dois possíveis representantes, vereador(a) e prefeito(a). Seja rápido e mantenha o fluxo na seção eleitoral;

Caso necessário, solicite o comprovante de votação antes de se dirigir a cabine de votação;

Para agilizar a justificativa em virtude da pandemia, o TSE criou o aplicativo e-Título. Neste app o eleitor poderá justificar sua ausência se estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação.  

Caso não tenha acesso a internet e/ou smartphone, deverá justificar em qualquer seção eleitoral.

- - - - - -
Fonte: TSE. Plano de segurança sanitária: eleições municipais de 2020. Brasília, 2020.
- - - - - -
Vote consciente, examine suas preferências e os projetos políticos dos candidatos e de seus partidos. Faça valer seus impostos numa boa administração pública. Tenha um bom voto !

#democracia #Brasil #TSE #vote #seguro #eleiçoes #municipais #pandemia #COVID19

domingo, 8 de novembro de 2020

Bioma Amazônia


O que é Bioma ?

Cabe-nos recordar o conceito de bioma, que pode ser definido como: “amplo conjunto de ecossistemas terrestres, caracterizado por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação com diferentes tipos climáticos” (ACIESP,1987). No Brasil temos seis biomas caracterizados pelo IBGE por porcentagem de área do território: Amazônia (49%), Mata Atlântica (13%), Cerrado (24%), Caatinga (10%), Pantanal (2%), Pampas (2%). O bioma Amazônia compreende toda a floresta ecológica amazônica.

Imagem 1: Biomas brasileiras. (IBGE)



 Algumas delimitações e denominações da floresta:

    A maior floresta tropical contínua do mundo se estende por cerca de 50% da superfície da América do Sul, localizando-se em nove países que agrupam-se na denominada de Amazônia continental, internacional, região pan-amazônica (países abrigadores da floresta, hidrografia amazônica conforme um tratado de 1978) ou também conhecida Hiléia (“zona das selvas”). São eles:  Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil (em maior parte). Destaca-se ainda que também pode ser denominada como Paratininga e Paruaçu (em tupi), Guieni (em aruaque), de Mar Dulce, rio Orellana, San Francisco de Quito, Marañon e el rio de las Amazonas.

Imagem 2: Região da pan-amazônia representando as modificações no bioma de 1985 a 2018.(Mapbiomas, 2020)

        Já a chamada Amazônia brasileira segue semelhante ás áreas deste bioma no Brasil, delimitada pelos estados da época. Em parte o fragmentada atuação do estado na região, foi definida somente com o governo de Getúlio Vargas um certo planejamento regional de “conquista” do estado na área. Foi criado a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia em 1953 com o objetivo de coordenar planos governamentais. Contudo, há um aprimoramento dessa legislação para regulamentar políticas de soberania territorial e econômica com a criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em 1966 no âmbito do regime militar. A região, assim, passou a ser reconhecida como Amazônia Legal. Extinta em 2001, foi recriada em 2007, e se adaptou às dinâmicas territoriais. Hoje ocupa cerca de 58% do território nacional, nos estados de MT, MA, PA, TO, AC, RR, AP, AM, RO; e conta com um Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para seu desenvolvimento.

Imagem 3: Amazônia Legal.(IBGE)

Como é o Bioma Amazônia ?

    Um breve resumo do bioma é lembrar que a região é povoada por uma sociodiversidade e abriga também uma das maiores biodiversidade do mundo, formadas por milênios e em grande parte desconhecidos da ciência. 

O clima em maior parte é o Equatorial úmido (quente e úmido); 

Há grandes bacias hidrográficas, com destaque para a amazônica, a mais volumosa do mundo e 63% no Brasil; 

relevo com planícies e planaltos levemente ondulados, cercados como um anfiteatro; 

Os Solos em grande parte latossolos e argissolos, quimicamente mais ácidos, uma vez que foram "lavados" nos milhões de anos de sua existência. 

E como que comporta uma enorme biodiversidade ? 

A floresta está no clímax e faz uma reciclagem dos nutrientes pelas folhas, frutos, galhos, troncos, animais em decomposição sobre o solo e não do solo (também conhecida como serrapilheira) pelas extensa rede de raízes horizontais. Sua exposição por desmatamento, no entanto, aumenta a erosão superficial, aumenta a compactação por pisoteio de gado e elevam-se suas temperaturas. Fatores conjugados que levam a um maior liberação de dióxido de carbono para atmosfera.

A vegetação é heterogênea, densa, higrófila e ombrófila, latifoliada e perene. Marcada por três tipos de matas característicos: de igapó (molhadas), de várzea (períodos de cheias e secas) e de terra firme (não inunda). Há ainda pequenas campinaras, enclaves de caatingas, cerrados, formações pioneiras com influência fluvial e/ou marinha, refúgios montanos e savanas amazônicas. 

    Um dos problemas ao frágil equilíbrio amazônico nos últimos tempos é o desmatamento. Normalmente, ocasionada pela atuação de madeireiros, grileiros, agropecuaristas que colocam abaixo a floresta sem qualquer preocupação com as dinâmicas naturais, sua biodiversidade ou um uso sustentável da floresta. Estima-se que 20%  desse bioma foi alterado a partir da década de 1970. Na Amazônia brasileira avança o chamado arco e flecha do desmatamento, observe uma representação dessa trágica evolução abaixo:

Vídeo: Alterações no bioma Amazônia no Brasil de 1985 a 2018.(Mapbiomas, 2020)

 - - -

O que você pode fazer para ajudar a preservar a floresta amazônica ?

E, para você pesquisar, é o Bioma Amazônia o pulmão do mundo

Faça sua pesquisa, deixe seu comentário abaixo.

- - - 

EsPCEx 2020 - Questão 24)

A questão aborda o Bioma Amazônia, maior floresta tropical contínua do mundo e em maior parte no território brasileiro.

Incorretas:

I – O bioma está localizado em nove estados brasileiros: Acre (AC), Amazonas (AM), Amapá (AP), Maranhão (MA), Mato Grasso (MT), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). Não abrange, portanto, o estado de Mato Grosso do Sul (MS), como afirma a alternativa.

III – Os solos da exuberante floresta amazônica são, em maioria, ácidos. Possuem idade geológica avançada e foram quimicamente lavados, exceto no sopé dos Andes. Razão pela qual seu desmatamento é também nocivo para o empobrecimento dos solos. A vegetação, por outro lado, realiza uma alta reciclagem dos nutrientes de folhas, frutos e animais sobre o solo e não do solo. 

Gabarito: D


Saiba mais: https://youtu.be/QOQ_k9BtPKA


Fonte: ACIESP. Glossário de Ecologia. São Paulo:CNDCT/ FAPESP: Secretaria da Ciência e Tecnologia, 1987.

Biomas brasileiros. IBGE educa jovens. Disponível em:< https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html> Acesso dia 08 nov. 2020.

FILHO, J. M. Livro de ouro da Amazônia.5ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Geociências. IBGE atualiza mapa da Amazônia Legal. Agência IBGE. 29 jun. 2020. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28089-ibge-atualiza-mapa-da-amazonia-legal>. Acesso dia 06 nov. 2020.

Mapbiomas, 2020.Disponpivel em:<https://mapbiomas.org/>. Acesso dia 08 nov. 2020.