sábado, 11 de julho de 2020

Hierarquia Urbana: Conceitos

Quando falamos de urbanização podemos classificar diferentes tipos organizações territoriais. Conforme os seres humanos foram se aglomerando nas cidades, seja por livre vontade ou coerção, seja "resultado e uma condição do processo de difusão do capital" (geógrafo Milton Santos), ela pode variar segundo alguns critérios. Tais como o grau de influência sobre outras cidades, número de habitantes, serviços ofertados, escala regional e global. Assim temos as seguintes classificações ou conceitos urbanos:

Cidade - De acordo com a ONU, uma cidade é um lugar mais quantitativo com mais de 20 mil habitantes. Já no Brasil é considerada cidade um local com sede administrativa municipal ou um distrito dessa sede (Prefeitura). 

Metrópole - É a cidade que exerce influência sobre outras, que polariza outras. Podemos afirmar que é a cidade-mãe. Ex.: Londres (ING), Rio de Janeiro (BRA).

Região Metropolitana - A definição dada pelo IBGE (2010) afirma que é o "conjunto de municípios com a finalidade de executar funções públicas que, por sua natureza, exige cooperação entre os mesmos para a solução de problemas comuns, como serviços de saneamento básico e de transporte coletivo (...)." Ex.: Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Metropolitana de São Paulo.

Megalópole - São regiões Metropolitanas cornubadas com intenso fluxo de pessoas, mercadorias. Possuem bons meios de transporte e comunicação. Ex.: Bos-Wash (região formada por Boston, Nova York, Filadélfia, Baltimore e Washington).

Megacidade - Conforme a ONU, defini-se quantitativamente por cidade com mais de 10 milhões de habitantes. Passam a exercer maior pressão por políticas públicas. Ex.: Munbai(ÍND), Lagos (NIG)

Cidade Global - É a cidade que exerce influência econômica, cultural e política em grande parte do planeta.  Podem ser dividas ainda em alfa, beta, gama de acordo com o nível de poder global. São sedes de transnacionais, bancos internacionais, exportam hábitos alimentares, modas e/ou regimes políticos, por exemplo. Ex.: alfa → Nova York (EUA); beta → Berlim (ALE); gama → Porto (POR). 

Em parte isso, ainda podemos falar de algumas práticas urbanas que configuram essa hierarquia. Alguns conceitos ajudam a melhor entender isso: 

Cornubação - É a fusão física de duas ou mais cidades vizinhas. Ocorre em áreas urbanas onde não é possível distinguir duas cidades ou mesmo municípios.

Gentrificação - É a mudança de paisagens urbanas que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de renda mais elevada por uma reforma. Após essa mudança de perfil, aumentam-se os custos de vida na região e expulsam-se os moradores de menor renda. Ex.: O processo de "revitalização" da região portuária do Rio de Janeiro, intitulada "Porto Maravilha" (RJ).