quarta-feira, 15 de agosto de 2018

5 - Representação do Espaço Geográfico


O que é um mapa?

      O Mapa é um meio de comunicação, no qual se tenta explicar racionalmente algo do espaço geográfico. É a linguagem geográfica. Ou seja: “é uma forma de expressão cujo objetivo primordial é tornar inteligível, através de representações gráficas, as espacialidades de um segmento do mundo real.”(Granha, 2013). Desde que o humano pensa e reflete sobre o onde vive, ele produz mapas mentais. Os registros mais antigos que revelam esta materialização visual do mental, é o mapa de Ga-Sur, cidade onde assentava-se a civilização babilônica.  (Abaixo, aprox. 2400 a.C.)


Outras civilizações antigas também faziam mapas, o que nos mostra o limite do mundo conhecido. Até que, com as técnicas ampliando nossas capacidades, foi possível ampliar nossa visão mapeada. Onde se fica cada vez mais precisa e complexa a realidade conhecida.

E como localizar um ponto sobre a superfície da Terra?
            Convencionaram-se retas na horizontal e vertical tendo como referência a orbita em torno do sol, que são as coordenadas identificadas como num plano cartesiano. Assim são cruzados perpendicularmente. Por  exemplo, as latitudes e as longitudes neste mapa do  IBGE:

O que é Fuso Horário?
            Com a Terra sendo semelhantemente uma esfera, realiza um círculo de 360°(movimento de rotação). Essa volta demora 24h para se realizar. A quantidade de raios solares recebida será diferente em distintos pontos da Terra. Logo com o objetivo de nos situarmos temporalmente, divide-se a os 360° por 24h. Obtendo 24 fusos com 15° de amplitude por hora cada. Assim, são definidos como zonas delimitadas por dois meridianos consecutivos da superfície terrestre, cuja Hora Legal, por convenção é a mesma.

O que é Escala?

            Escala(E) corresponde à diferença entre uma distância representada(d) no mapa e a distância real(D) na superfície terrestre.
E = d / D
            Ela é adimensional, isto é: não possui unidade específica. Somente ambas as distâncias devem estar na mesma proporção. Existem dois tipo de se expressar a escala:


            1 – Na escala numérica se indica por fração.
           
            2 – Na escala gráfica se indica por uma “régua” no mapa.
Superfície de projeção:

Superfícies de representação nas quais se projetam uma área mapeada também impactam na leitura da realidade. Dentre as formas geométricas, temos algumas superfícies mais utilizadas:


       Os símbolos são importantes para uma representação em que haja verdadeira comunicação. Isto é: é por meio do símbolo que ambas as partes (emissor e receptor) de uma mensagem conseguem, de fato, tecer uma relação de significado. Exemplos de símbolos que podem ser utilizados em mapas:

Fonte: CYPRIANO, K.M.P.  Representação do Espaço Geográfico. 2018.